Atividades significativas e prazerosas são realizadas quando professores e alunos desenvolvem as suas aulas pensando em uma maneira de socializar o que desenvolveram e aprenderam.
Um ótimo recurso é o vídeo, ferramenta que hoje está em qualquer máquina digital e que pode ser publicado na internet. È um recurso que tem uma relação direta com a televisão e que pode ser vinculado, imperceptivelmente, ao entretenimento, passando a ser prazeroso fazê-lo.
Além de tudo isso, ao ser desenvolvido com os alunos desenvolve neles competências e práticas diferentes das convencionais e também, “significa também uma forma de contar multilingüística, de superposição de códigos e significações, predominantemente audiovisuais, mais próxima da sensibilidade e prática do homem urbano e ainda distante da linguagem educacional, mais apoiada no discurso verbal-escrito.”
Sendo assim, a construção do vídeo passa a ser uma prática pedagógica mais comum nas escolas e nós precisamos nos atualizar nesta prática.
No blog, http://praticaspedagogicasjlle.blogspot.com/ conheça uma experiência bem sucedida sobre este tipo de atividade.
José Manuel Moran (Especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância) *Artigo publicado na revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995 (com bibliografia atualizada)
Projeto: Paródia em Inglês.
Professor Responsável pelo projeto: Paola Hoffmann Schuetzler Gomes
(O trabalho que proponho aqui foi desenvolvido na sala informatizada da Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer, com a turma de Aceleração de 5ª a 8ª série da professora Elisangela Rangel que auxiliou-me nesta atividade como professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.)
Duração
Duração de 10 aulas, aproximadamente.
Objetivos
· Desenvolver a habilidade de traduzir e interpretar músicas com o auxílio do dicionário virtual resgatando músicas de outras épocas e fazendo uma ligação com os dias atuais;
· Desenvolver uma paródia, em inglês, direcionando o texto para a conscientização ecológica e utilizando fotografias do projeto” O Jovem Cientista no Micro - Macro Mundo dos Artrópodes” para ilustrá-lo.
Conteúdo
Desenvolvimento, estratégias e recursos utilizados:
1ª Etapa:Os alunos assistiram ao clip da música “Imagine” de Jonhn Lennon
1.Clique no link abaixo para assistir ao clip:
http://br.youtube.com/watch?v=udLtOwsQCsQ
2. Percebeu que a letra da música fala sobre paz?
3. E o nosso projeto “O Jovem Cientista no Micro-Macro Mundo dos Artrópodes” fala sobre o quê?
4. Agora construa uma paródia enfocando o objetivo principal do projeto: Preservação dos artrópodes e sua importância.
2ª Etapa: Os alunos fizeram a leitura , a interpretação da música e a tradução.
5. Usando o dicionário virtual http://michaelis.uol.com.br/ digite palavra por palavra da música e faça a tradução.
Você não pode utilizar um tradutor de textos , pois com ele você não poderá interpreter corretamente o texto!
Imagine – Jonhn Lennon
Imagine there's no heaven,
Imagine there's no countries,
Imagine no possessions,
You may say I'm a dreamer,
3ª Etapa: Realização da paródia.
6. Agora tente fazer uma paródia selecionando as palavras que não condizem com meio ambiente, ecologia e preservação do planeta e da fauna e copie-as
8. Abra dicionário virtual e passe as palavras que você decidiu colocar na música do português para o inglês e veja se fica bom.
7. Escreva palavras que possam dar sentido de preservação ao meio ambiente e que possam ser anexadas a frase da música.
Palavras suas X Palavras em inglês
8) Agora insira, na música original, as palavras suas que você passou para o inglês.
9) Digite o texto em inglês entregue para a professora fazer a correção.
4ª Etapa: Vamos trabalhar com o vídeo?
10)Vamos aprender a trabalhar com o programa Windows Movie Maker.? Acesse o site abaixo:
http://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/using/moviemaker/21/intro.mspx
11) Agora vamos selecionar e compactar as fotos que serão inseridas utilizando o programa Picture Manager ( Windows);
12) Vamos procurar a música Imagine? Para procurar a música utilizamos o programa FrostWire que pode ser encontrado em http://baixaki.ig.com.br/download/FrostWire.htm
13) Agora é só montar o vídeo no Windows Movie Maker .
O trabalho foi apresentado na 2ª Mostra do Projeto “O Jovem Cientista no Micro - Macro Mundo dos Artrópodes” para a comunidade, confira!
Avaliação
Percebi que a concentração dos alunos melhorou ao perceberem que o resultado do trabalho seria divulgado com uma função social. Além disso, produzir um vídeo fez com que a tarefa mais difícil, que foi a tradução do texto e a construção da paródia, ficasse mais breve.