Vamos trocar correspondências virtuais sobre educação?

O Blog Envelope Digital é um recurso para trocarmos

correspondências virtuais sobre educação.

Este espaço é um local onde educadores podem interagir enviando informações sobre os conhecimentos adquiridos em salas de aula e fornecer os seus endereços e sugestões para uma futura troca de parcerias através de projetos e novos blogs.

Este Blog divulgará idéias (sites, e-mails,blogs, vídeos,bibliografias,...) procurando aproximar as pessoas da área da educação e da informática educativa.

Conto, desde já, com a sua participação.

Adorei enviar esta carta para você!

Participe deste blog!!!

Um grande abraço...

Paola Hoffmann Schuetzler Gomes

O uso do vídeo na sala de aula.

O vídeo em sala de aula.

Atividades significativas e prazerosas são realizadas quando professores e alunos desenvolvem as suas aulas pensando em uma maneira de socializar o que desenvolveram e aprenderam.
Um ótimo recurso é o vídeo, ferramenta que hoje está em qualquer máquina digital e que pode ser publicado na internet. È um recurso que tem uma relação direta com a televisão e que pode ser vinculado, imperceptivelmente, ao entretenimento, passando a ser prazeroso fazê-lo.
Além de tudo isso, ao ser desenvolvido com os alunos desenvolve neles competências e práticas diferentes das convencionais e também, “significa também uma forma de contar multilingüística, de superposição de códigos e significações, predominantemente audiovisuais, mais próxima da sensibilidade e prática do homem urbano e ainda distante da linguagem educacional, mais apoiada no discurso verbal-escrito.”
Sendo assim, a construção do vídeo passa a ser uma prática pedagógica mais comum nas escolas e nós precisamos nos atualizar nesta prática.
No blog, http://praticaspedagogicasjlle.blogspot.com/ conheça uma experiência bem sucedida sobre este tipo de atividade.

José Manuel Moran (Especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância) *Artigo publicado na revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995 (com bibliografia atualizada)

Projeto: Paródia em Inglês.


Professor Responsável pelo projeto: Paola Hoffmann Schuetzler Gomes
(O trabalho que proponho aqui foi desenvolvido na sala informatizada da Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer, com a turma de Aceleração de 5ª a 8ª série da professora Elisangela Rangel que auxiliou-me nesta atividade como professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.)

Duração
Duração de 10 aulas, aproximadamente.

Objetivos
· Desenvolver a habilidade de traduzir e interpretar músicas com o auxílio do dicionário virtual resgatando músicas de outras épocas e fazendo uma ligação com os dias atuais;
· Desenvolver uma paródia, em inglês, direcionando o texto para a conscientização ecológica e utilizando fotografias do projeto” O Jovem Cientista no Micro - Macro Mundo dos Artrópodes” para ilustrá-lo.

Conteúdo
Interpretação de textos em inglês.

Desenvolvimento, estratégias e recursos utilizados:


1ª Etapa
:Os alunos assistiram ao clip da música “Imagine” de Jonhn Lennon
1.Clique no link abaixo para assistir ao clip:
http://br.youtube.com/watch?v=udLtOwsQCsQ
2. Percebeu que a letra da música fala sobre paz?
3. E o nosso projeto “O Jovem Cientista no Micro-Macro Mundo dos Artrópodes” fala sobre o quê?
4. Agora construa uma paródia enfocando o objetivo principal do projeto: Preservação dos artrópodes e sua importância.

2ª Etapa: Os alunos fizeram a leitura , a interpretação da música e a tradução.
5. Usando o dicionário virtual http://michaelis.uol.com.br/ digite palavra por palavra da música e faça a tradução.
Você não pode utilizar um tradutor de textos , pois com ele você não poderá interpreter corretamente o texto!

Imagine – Jonhn Lennon
Imagine there's no heaven,
It's easy if you try,
No hell below us,
Above us only sky,
Imagine all the people
living for today...
Imagine there's no countries,
It isnt hard to do,
Nothing to kill or die for,
No religion too,
Imagine all the peopleliving life in peace...
Imagine no possessions,
I wonder if you can,
No need for greed or hunger,
A brotherhood of men,
imagine all the people
Sharing all the world...
You may say I'm a dreamer,
but Im not the only one,
I hope some day you'll join us,
And the world will live as one

3ª Etapa: Realização da paródia.
6. Agora tente fazer uma paródia selecionando as palavras que não condizem com meio ambiente, ecologia e preservação do planeta e da fauna e copie-as

8. Abra dicionário virtual e passe as palavras que você decidiu colocar na música do português para o inglês e veja se fica bom.
7. Escreva palavras que possam dar sentido de preservação ao meio ambiente e que possam ser anexadas a frase da música.
Palavras suas X Palavras em inglês
8) Agora insira, na música original, as palavras suas que você passou para o inglês.
9) Digite o texto em inglês entregue para a professora fazer a correção.

4ª Etapa: Vamos trabalhar com o vídeo?
10)Vamos aprender a trabalhar com o programa Windows Movie Maker.? Acesse o site abaixo:
http://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/using/moviemaker/21/intro.mspx
11) Agora vamos selecionar e compactar as fotos que serão inseridas utilizando o programa Picture Manager ( Windows);
12) Vamos procurar a música Imagine? Para procurar a música utilizamos o programa FrostWire que pode ser encontrado em http://baixaki.ig.com.br/download/FrostWire.htm
13) Agora é só montar o vídeo no Windows Movie Maker .
Nesta etapa pedimos para a monitora da sala informatizada ,a aluna Karine Ziemer, da 8ª série C, que nos auxiliasse no processo.
5ª) Etapa: O resultado do trabalho!
O trabalho foi apresentado na 2ª Mostra do Projeto “O Jovem Cientista no Micro - Macro Mundo dos Artrópodes” para a comunidade, confira!
http://br.youtube.com/watch?v=Wdmn6IaEd-k
Avaliação
Percebi que a concentração dos alunos melhorou ao perceberem que o resultado do trabalho seria divulgado com uma função social. Além disso, produzir um vídeo fez com que a tarefa mais difícil, que foi a tradução do texto e a construção da paródia, ficasse mais breve.