Vamos trocar correspondências virtuais sobre educação?

O Blog Envelope Digital é um recurso para trocarmos

correspondências virtuais sobre educação.

Este espaço é um local onde educadores podem interagir enviando informações sobre os conhecimentos adquiridos em salas de aula e fornecer os seus endereços e sugestões para uma futura troca de parcerias através de projetos e novos blogs.

Este Blog divulgará idéias (sites, e-mails,blogs, vídeos,bibliografias,...) procurando aproximar as pessoas da área da educação e da informática educativa.

Conto, desde já, com a sua participação.

Adorei enviar esta carta para você!

Participe deste blog!!!

Um grande abraço...

Paola Hoffmann Schuetzler Gomes

Como utilizar filmes em sala de aula

Encontrei no link :http://www.cinedebate.uneb.br/index.php/guia-didatico-de-filmes.html, os FUNDAMENTOS BÁSICOS DE COMO UTILIZAR UM FILME EM SALA DE AULA

É um Guia Didático de Filmes redigido por Jairo Carvalho do Nascimento, Coordenador do CINEdebate.

ALGUNS PASSOS IMPORTANTES PARA O TRABALHO DOCENTE:

a) PREPARAÇÃO DA AULA
1º Passo – SELECIONAR O FILME: de acordo com o conteúdo da matéria, numa dada unidade programática da disciplina, e a faixa etária dos alunos.

2º Passo – ASSISTIR AO FILME ANTES DE USÁ-LO: para conhecer a obra cinematográfica e estabelecer critérios para o plano de aula (estratégias de ensino, conceitos que serão trabalhados etc.). Essa parte é importante, porque nela o professor vai optar por exibir o filme na íntegra ou parte dele, de acordo com os objetivos delineados no plano de aula.

3º Passo – ELABORAR UM PLANO DE AULA: o próximo passo é escrever o plano da aula, expondo os conceitos, os objetivos, a metodologia, incluindo um roteiro de discussão do filme, e a avaliação.

4º Passo – PRECAUÇÃO TÉCNICA: verificar na escola, com antecedência, se os equipamentos (TV, videocassete ou aparelho de DVD) estão em perfeitas condições de serem usados, para que não ocorra nenhuma surpresa desagradável no dia da aula;

b) EXECUÇÃO DA AULA

5º Passo – APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AULA: entregar o planejamento aos alunos (deve conter a sinopse do filme e um roteiro para discussão); fazer um breve comentário da obra a ser exibida.

6º Passo – EXIBIR O FILME: de acordo com o planejamento, exibir-se-á o filme na íntegra ou partes da obra; o professor não deve se ausentar da sala. Essa atividade não deve ser encarada como uma distração, em que professores usam filmes para ocupar o tempo de suas aulas, mas sim como uma oportunidade de construir conhecimento, um saber histórico escolar.

7º Passo – PROMOVER O DEBATE: mediar à discussão entre o filme e o roteiro. Este é um momento importante do trabalho com filmes ou documentários. O professor precisa ter um conhecimento básico da linguagem cinematográfica para ajudá-lo na hora da análise crítica dos filmes e na orientação aos alunos. Por isso, vale a pena consultar na internet sites de introdução ao cinema ou comprar livros da área*.

8º Passo – USAR OUTRA FONTE (FACULTATIVO): articular a discussão do filme usando outro tipo de fonte (música, matéria de jornal, fotografia etc.). Pode tornar a aula muito mais dinâmica e elucidativa.