Vamos trocar correspondências virtuais sobre educação?

O Blog Envelope Digital é um recurso para trocarmos

correspondências virtuais sobre educação.

Este espaço é um local onde educadores podem interagir enviando informações sobre os conhecimentos adquiridos em salas de aula e fornecer os seus endereços e sugestões para uma futura troca de parcerias através de projetos e novos blogs.

Este Blog divulgará idéias (sites, e-mails,blogs, vídeos,bibliografias,...) procurando aproximar as pessoas da área da educação e da informática educativa.

Conto, desde já, com a sua participação.

Adorei enviar esta carta para você!

Participe deste blog!!!

Um grande abraço...

Paola Hoffmann Schuetzler Gomes

Dicas de como fazer HQ'S

As dicas postadas abaixo foram retiradas do endereço http://www.historiadigital.org/2011/01/como-fazer-historia-em-quadrinhos-dicas.html, do Professor Michel.

1- Elabore um roteiro: coloque no papel como será a história toda, incluindo personagens e suas falas.



2- Faça as contas: calcule quantos quadrinhos sua história inteira vai ter. Aí tente descobrir de quantas páginas ela precisa. Por exemplo, se forem 12 quadrinhos, você pode colocar em 2 páginas, com 6 quadrinhos cada uma.


3- Pense na digramação: "diagramar" é decidir a forma e o tamanho dos quadrinhos, lembrando que um pode ser o dobro dos outros e ocupar uma tira inteira.


4- Invente os personagens: Qualquer coisa que existe pode virar um personagem. Basta um par de olhos, duas pernas ou qualquer característica para "animar" algo que não tem vida. Se preferir, pode fazer colagem ao invés de desenhar.


5- Comece pelos balões dos personagens: só depois faça os desenhos. Geralmente, a gente se empolga com o cenário, os personagens, e depois não cabem mais os balões. Fica tudo encolhido e ninguém consegue ler direito.


6- Use apenas letras MAIÚSCULAS: Capriche bem nas letras para ficarem mais ou menos do mesmo tamanho. Você pode destacar palavras importantes ou gritos com cores mais fortes. Escreva as letras antes de fazer o balão em torno.


7- Capriche no desfecho: O final é muito importante. É o desfecho do seu trabalho. Imagine que todo leitor gosta de uma surpresa no final. Coloque a palavra "fim" no último quadrinho.


8- Não esqueça do título: Quando souber como será sua história, invente um título para ela. Lembre-se de deixar espaço no início da primeira página.


9- Não complique!: Se a cena for complicada demais pra desenhar, pense em outra. Sempre há uma solução mais simples. Se a frase for comprida demais, tente cortar o que não faz falta.

10- Faça a lápis primeiro: assim dá pra mudar algo errado, diminuir o textos, entre outras coisas. 
 
Segundo o Professor Michel,"estas dicas foram adaptadas dos textos de Evelyn Heine, que possui um vasto currículo como redatora e roteirista de HQ's da Disney. Suas dicas podem ser acessadas e baixadas (PDF) no site Divertudo."

No site Divertodo você também encontra slides que apresentam " Como Fazer Uma História em Quadrinhos, de Evelyn Heine" em versão PDF, em SLIDES e na forma de roteiro para apresentar aos alunos.

Acesso em  http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos.html

No blog do Divertudo você encontra mais dicas em http://blogdivertudo.blogspot.com/2007/08/como-fazer-uma-histria-em-quadrinhos.html